>SOCIOLOGIA NOS DIAS ATUAIS

>SOCIOLOGIA NOS DIAS ATUAIS

Nos dias atuais a sociologia busca cada vez mais sua posição perante asa ciências sociais, buscando novos rumos e uma metodologia que se encaixe nos novos temas que aparecem na mudança de século.

Um marco que se acontece e a firmação da sociologia na grade curricular em escolas do ensino médio, uma grande conquista, pois há pouco tempo sociólogos eram perseguidos pela ditadura militar, também e um grande salto se levarmos em conta que a sociedade brasileira esta “engatinhando” em busca de uma real democracia.

E de se destacar a obra de José Pastore e Nelson do Valle Silva; Mobilidade Social no Brasil. Nesta obra os autores vêm trazer os resultados da mobilidade social no Brasil, fazendo uma comparação entre dados adquiridos nas décadas de 1970 e final dos anos 90. Este trabalho apresenta ascendência de uma nova classe media que vem se formando nas bases, no Brasil é um país onde muitos sobem pouco, e poucos sobem muito, o que gera um inchaço na base da pirâmide social.

Nesta mesma obra, o prefacio fica a parte de Fernando Henrique Cardoso, que diz:

“[…] a sociedade brasileira e dotada de imensa mobilidade social. Essa mobilidade se deixa captar por vários índices e alguns deles merecem especial menção: entre 1973 e 1996, por exemplo, os dados mostram que a maioria dos brasileiros melhorou de vida, ou seja, teve uma mobilidade ascendente; nesse período o extrato social de renda superior cresceu 40%, passando de 3,5% para 4,9% do total. Ao mesmo tempo, houve um estreitamento da base da pirâmide social graças à redução em cerca de 25% das camadas pobres de 32% para 24%.[…] A nova classe media talvez seja apenas o aspecto mais visível de um processo que, movido por forças profundas como a reordenação dos espaços econômicos, o deslocamento de populações, e as mudanças nas estruturas produtivas com peso crescente do setor de serviços, vem revolucionando nosso entorno social.”

Em outras palavras, a mobilidade social no Brasil começa a ser determinada por elementos de competição no mercado de trabalho, o que é comum nos países mais desenvolvidos, onde o papel da educação e essencial no contexto mobi-social.

Ayrton Fausto representa atualmente e um grande nome da sociologia nacional, e diretor da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) uma das maiores organizações que visa à construção de sociedades mais justas, através da democratização, pela crescente participação da sociedade, da política, da economia e da cultura. A FLACSO no Brasil teve sua criação em 1981, como projeto, tornando-se Sede Acadêmica em 1989. Ayrton Fausto abrange em seus estudos sociais a mesma finalidade da FLACSO a construção de sociedades mais justas, como o contexto internacional, globalização, integração supranacional e democracia, o panorama da economia e da política internacionais neste fim de século, o desemprego; a crise fiscal e do estado de bem-estar social; as migrações em massa por razões econômicas e/ou de perseguição política; o aumento da criminalidade e da corrupção e outros temas polêmicos da nossa sociedade.

A sociologia do século XXI torna-se cada vez mais interdisciplinar e plural, se diversifica cada vez mais, pois a uma grande multiplicação nos objetos de estudos.

6-CONCLUSÃO

A sociologia e uma ciência muito complexa, e para a realidade brasileira ela tem uma particularidade. Mesmo vindo a aparecer como método sistemático cientifico no Brasil somente na década de 30, o pensamento sociológico sempre existiu, tanto nas idéias abolicionistas como nas republicanas, o losango em nossa bandeira e símbolo do positivismo europeu trazido por estes idealizadores no final do século XIX.

O estudo da particularidade da sociedade brasileira sempre foi meta de estudo dos sociólogos, pois o Brasil e um caso a parte a ser estudado pela sociologia, e este trabalho tem o intuito dessa realidade vivida.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/6527/1/Sociologia-No-Brasil/pagina1.html#ixzz0rj1Ys2pj

About these ads

Sobre ufamcienciassociais

Departamento de Antropologia Contato: (92) 3305-4631 Departamento de Ciências Socais
Esse post foi publicado em SOCIOLOGIA NOS DIAS ATUAIS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s